“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”
(Peter Drucker)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tempo sagrado para projetar a vida

Não há como negar a relação que existe entre passado, presente e futuro. O que fizemos ontem gera consequências hoje e nossas ações atuais determinam o dia de amanhã. Todavia, o momento mais importante é o agora, que precisa ser vivido intensamente.
Há quem viva do passado. Essas pessoas ignoram as transformações sofridas pela sociedade e param no tempo. Dessa forma, mesmo que involuntariamente, elas se isolam de tudo e de todos, na tentativa frustrada de reviver um contexto histórico já ultrapassado.
Outros optam por focar todas as suas ações atuais no futuro: traçam planos detalhados para as próximas horas, meses, décadas... E esquecem de aproveitar o presente.
O homem mais sábio é aquele que vive o momento presente, consequência do passado e causa do futuro. Agora é a hora de agir, de fazer tudo aquilo que você nunca fez e talvez nunca fará, de se arriscar, de viver!
Somos produtores e produto da história. Portanto, nosso dever é continuar escrevendo essa história, o "Livro da Humanidade", de modo que as páginas sejam coerentes com as anteriores e com (as que desejamos que sejam) as próximas. Deixamos o passado para os historiadores e o futuro para as ciganas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário