Último ano do ensino médio, época em que os adolescentes, prestes à ingressar numa faculdade, passam por um período de dúvidas. A pergunta mais frequente é: que curso escolher na universidade? São tantas profissões...
Em alguns momentos, a pressão parece insuportável. Em casa, na escola, na TV, computador, parece que todos só falam em VESTIBULAR! Esse "monstro" te persegue até mesmo em seus sonhos, você dorme pensando em VESTIBULAR, acorda pensando em VESTIBULAR, come, bebe, respira VESTIBULAR! Chega de VESTIBULAR! Porque não virar "hippie" e ganhar a vida vendendo pulserinhas coloridas?
De fato, muitos jovens não aguentam essa cobrança. Todavia, mais desesperador do que pensar no vestibular é não pensar. É preocupante chegar ao 3º ano sem ter ideia alguma do curso que se pretende fazer. Ouvir seus colegas dizendo "vou prestar medicina/direito/engenharia, e você?" e não ter uma resposta formulada. Calma, isso é mais normal do que parece.
Sim, calma. Esta é a palavra chave. As boas faculdades não testam apenas os conhecimentos prévios do vestibulando. Testam sua capacidade de interpretação, concentração e equilíbrio emocional. Por isso, é importante estar preparado e não deixar a pressão atrapalhar esse momento tão importante.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)